Energia Geotérmica ou Energia Geotermal (energia obtida a partir do calor proveniente da Terra)

Utilização directa:

– usando reservatórios geotérmicos para aproveitamento do calor para aquecimento de ambiente, termal e outros.

Bombas de Calor Geotérmicas:

– estes sistemas podem funcionar a água/água, ar/água ou a ar/ar. É feito o aproveitamento das diferenças de temperatura entre o solo e o ambiente, fornecendo calor e frio. O sistema é formado por um conjunto de ligações ao subsolo (tubos com um fluido no interior) que são enterrados horizontal ou verticalmente no subsolo, bomba de calor que no Inverno remove o calor do solo, concentra-o e fornece-o ao edifício e no Verão o processo é revertido, e um sistema de distribuição constituído por um sistema tradicional de canalizações para transporte de calor ou frio (piso ou tectos radiantes ou radiadores), ou por ventilo-convectores nos sistemas a ar.

Centrais Geotérmicas:

– utilização do aproveitamento directo de fluidos geotérmicos. Estes fluidos podem ser água ou vapor que são libertados a altas temperaturas, acima dos 150 ºC. As Centrais Geotérmicas beneficiam as zonas de actividade vulcânica, pois existe uma grande quantidade de fluidos geotérmicos. Os fluidos, ao estarem sobre pressão, vão accionar turbinas que por sua vez, produzem energia eléctrica. As Centrais Geotérmicas têm um papel importante nas Ilhas no aproveitamento da actividade vulcânica.

Por exemplo, nos Açores, existem actualmente três centrais geotérmicas em funcionamento (34,3 MW): a do Pico Vermelho (13 MW) e a da Ribeira Grande (16,6 MW), ambas na ilha de São Miguel, e a central geotérmica do Pico Alto (4,7 MW), na ilha Terceira. Em conjunto, foram responsáveis, em 2019, por 23,6% da electricidade produzida nos Açores.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.