Tesla Gigafactory em Portugal

0

Tesla Gigafactory Portugal

O CEO da Tesla, Elon Musk esteve na Alemanha para anunciar a aquisição de um grupo de engenharia alemão, a Grohmann. Após o anúncio, realizou uma conferência de imprensa durante a qual Elon Musk confirmou que a Tesla está a estudar investimentos significativos na Alemanha mas não se fica só por investir em engenharia na Europa, mas sim também na produção de veículos eléctricos.

Elon Musk confirmou que a Tesla está a escolher um local para a Gigafactory 2 na Europa, no próximo ano e acrescentou que a fábrica irá combinar a produção de baterias e carros completos.

Elon Musk afirma que a Tesla está focada na produção do Modelo 3, mas também disse que através desse processo, a empresa está empenhada em reinventar a sua estratégia de fabrico agora referida como “a máquina que Constrói a máquina”. A aquisição da Grohmann Engineering faz parte do esforço da Tesla para projectar essa “máquina” que será instalada na fábrica de Fremont da Tesla, mas acrescentou que também será implantada na Europa.

Elon Musk esclareceu que a produção do Modelo 3 será iniciada em meados de 2017 com produção em volume no final de 2017.

A Tesla prevê a produção de 500 mil veículos eléctricos Tesla Model 3 por ano, para a sua capacidade de produção. Elon Musk espera que a Gigafactory 1 em Fremont suporte entre 500 mil e 1 milhão de veículos por ano, enquanto que a Gigafactory 1 deve acompanhar a produção de baterias para os respectivos veículos e produtos para a Tesla Energy.

Sobre o tema de uma Gigafactory na europa, Elon Musk afirma que não há dúvidas de que a longo prazo, a Tesla terá pelo menos uma e talvez duas ou três fábricas de baterias e veículos em diferentes localizações na Europa.

Porque achamos que a Tesla Gigafactory 2 poderá ser em Portugal?

Portugal é o País da Europa com mais exposição solar, sendo Beja, no Alentejo o local com maior factor solar (2726). O aeroporto de Beja também pode ser um factor positivo. As vastas planícies, Portugal ser produtor de lítio, o Porto de Sines e as vastas ligações de estradas. Todos estes factores são importantes para que Portugal tenha a próxima maior fábrica de baterias e veículos eléctricos da Europa.

Tesla Motors

Página no Facebook

Grupo de Discussão no Facebook

23 de Novembro de 2016 |

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Vantage Theme – Powered by WordPress.
Advertisment ad adsense adlogger
Saltar para a barra de ferramentas