As Energias Alternativas são as possíveis alternativas de produção de energia, principalmente da Energia Eléctrica, referindo-se a Energia Hídrica, Energia Térmica, Energia Nuclear, a Energia Geotérmica, a Energia Eólica, a Energia Maremotriz, a Energia das Ondas e a Energia Solar. Uma das novas formas de Energia Alternativa que tem tido grande destaque é a de Biomassa, entre as quais o Biodiesel que, além de ser uma fonte renovável, polui menos que os derivados do petróleo.

A Energia tem sido através da história a base do desenvolvimento do que rodeia o ser humano. O observatório de referência da World Energy Outlook (WEO 2000) prevê que a necessidade de Energia Alternativa Renovável crescerá 2,3 % ao ano, ao longo dos próximos 20 anos, portanto, acima do crescimento médio da necessidade geral de energia. Para uma escolha acertada de uma Energia Alternativa para quando seja aplicada, vários aspectos devem ser analisados, antes da sua implementação.

Há muitas razões para estar-mos atentos às fontes alternativas de energia. Com muitos países que assinaram o Tratado de Quioto, os esforços para reduzir os poluentes e gases com efeito de estufa são o foco principal na cultura de hoje. Energias Alternativas, ou as Energias Renováveis, apresentam um potencial significativo para ajudar a reduzir a quantidade de toxinas que são subprodutos do consumo de energia. Não só protegem contra esses subprodutos prejudiciais, mas também ajuda a preservar muitos dos recursos naturais que usamos actualmente como fontes de energia.

Para entender como o uso de energia alternativa pode ajudar a preservar o delicado equilíbrio ecológico do planeta e, ao mesmo tempo ajude-nos a conservar as fontes de energia não-renováveis, como combustíveis fósseis. Para isso é importante saber que tipos de energias alternativas existem e como aplicá-las.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.