Esquema Autoconsumo Energias Renováveis

Esquema Autoconsumo Energias Renováveis

O Conselho de Ministros aprovou dia 4 de setembro de 2014, os regimes jurídicos aplicáveis à produção de electricidade em relação ao Autoconsumo. Será então possível usar unidades de produção para autoconsumo e produção de electricidade para venda à Rede Eléctrica de Serviço Público (RESP), através de recursos renováveis e por de unidades de pequena produção.

Com esta nova legislação aprovada, a produção de electricidade para consumo próprio através de painéis solares estará mais facilitada. Este novo regime, apresentado pelo Governo em junho deste ano, vai permitir a particulares e empresas, ligarem à rede uma instalação de produção de energia sem tarifas subsidiadas de venda de energia, e mesmo sem obrigação a quotas de mercado. Assim, o produtor produz energia para o seu autoconsumo e a energia que sobrar é comprada à rede.

Para mais informação visite o link do Site do Governo

6 responses to “Aprovado o Decreto-Lei de Autoconsumo de Energias Renováveis”

  1. Muito bom dia.
    Estou a contactar com voces porque tenho uma pequena duvida e queria fazer uma pergunta
    O Conselho de Ministros aprovou dia 4 de setembro de 2014, os regimes jurídicos aplicáveis à produção de electricidade em relação ao Autoconsumo.
    Entao eu queria saber como funciona todo este proceso para a aplicaçao de uma instalaçao de paines solares para consumo proprio,ou seija eu estou no estrangeiro e tenho cameras de vigilancia e queria saber se ao meter paines solares para consumo proprio me daria para em vez de gastar luz da edp gastava luz produzida por os paines solares?
    Tambem queria preguntar mais o menos qual o preço necesario para investimento dos paines solares uma vez que gasto luz quando vou de ferias e tenho cameras de vigilancia,o sito donde tenho a casa e um sitio donde o sol da de manha até a noite e um bom sitio zona de braga .
    Tambem queria preguntar se depois tenho de pagar igualmente a taxa mensual a edp de quase 10€
    Muito obrigado
    Fernando Brandao

    1. Caro Fernando Brandão, tem de contactar uma empresa instaladora que esteja certificada para realizar esse tipo de trabalho e também ter um certificado energético que comprove que a casa precisa de ou painéis solares. Procure uma empresa no local onde habita para promover os negócios locais. Para ver empresas instaladoras, siga este link e entre em contacto http://www.adene.pt/contactos

  2. Boa noite,

    eu tenho as mesmas duvidas que o Srº Fernando Brandão. Existe alguma obrigatoriedade ou lei que diga que tenho que ter um contrato de fornecimento de eletricidade mesmo que eu não queira, ou só queira viver com energia renovável?

    Obrigado

    1. Caro Mário Cruz, tem de contactar uma empresa instaladora que esteja certificada para realizar esse tipo de trabalho e também ter um certificado energético que comprove que a casa precisa de ou painéis solares. Procure uma empresa no local onde habita para promover os negócios locais. Para ver empresas instaladoras, siga este link e entre em contacto http://www.adene.pt/contactos

  3. Caros amigos se isto é um site informativo, porque não informa?
    Porque remete para outros aquilo que vós devíeis fazer?

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.